• Spam

O termo spam pode significar “Sending and Posting Advertisement in Mass”, ou “enviar e postar publicidade em massa”. Originalmente consiste no envio de publicidades em massa, porém aqueles conhecidos por spammers (Usuários responsáveis pelos envios) utilizam da prática spamming (ato de enviar spam) para uma ação incômoda e desagradável, lotando suas caixas de e-mail com mensagens que podem conter algum tipo de arquivo malicioso capaz de infectar suas contas de e-mail, hospedagem, máquinas e serviços afins.

Para conter o grande número de Spams disponibilizamos uma ferramenta em nosso Painel de Controle chamada de “SpamAssasin“, que consiste em fazer análises nos e-mails recebidos e a partir de critérios definidos, captar partes da mensagem que são consideradas indícios de spam, após a identificação destes indícios, ocorrências são contadas por cada um deles na mensagem, e você pode definir quantas ocorrências desejá para considerar que aquela mensagem é de fato um spam.

Após isso o SpamAssasin direciona a mensagem considerada como spam para sua spambox (Caixa de spam), que consiste em um local de sua conta de e-mail para armazenamento das mensagens de spam, onde você pode deletá-la caso deseje ou restaurá-la para sua caixa principal, caso não considere um spam.

  • Configurando o SpamAssasin

  1. Acesse seu Painel de controle e procure na aba “E-mail” a opção “Apache SpamAsassin“.
  2. Clique em “Habilitar Apache SpamAssasin“, e então defina uma pontuação para suas ocorrências. Esta pontuação se trata dos chamados “hits”, e são os critérios definido para identificar a mensagem maliciosa, recomendamos 5 ocorrências, onde se houver 5 indícios de spam, o SpamAssasin irá bloqueiar sua mensagem. Também pode definir a exclusão automática das mensagens de spam, neste caso elas não serão enviadas para sua spambox.
  3. Clique em “Configurar Apache SpamAssasin“. Nesta Janela note que você pode também definir em “Required-Score” o número de “hits”, e em “Blacklist-From“, quais endereços de e-mail ou domínios por inteiro você considera maliciosos.
  4. Para domínios utilize a sintaxe de exemplo “*@dominio.com.br” onde é necessário ter o asterisco*“antes do domínio. Para e-mails específicos utilize o endereço de e-mail como “malicious@dominio.com”.                                                                 
  5.  e em “Whitelist-From“, aqueles e-mails e domínios que não são maliciosos e você desejá que estes não sejam bloqueados pela ferramenta.
  6. Também pode definir os “hits” no campo “Required Score“, e nos campos “Score” defina caracteres, palavras, códigos, ou meta caracteres (curingas), entre outros, que geralmente se depara ao receber um spam. Confira o exemplo de meta caracteres abaixo:
  7. E então ao final da página clique em “Salvar“.

Após estas configurações, a ferramenta SpamAssasin já estará configurada para o bloqueio de spam em suas contas de e-mail.


  • Filtros de e-mail

O Painel de controle da Hosting Machine também oferta a seus clientes uma ferramenta de configuração manual para filtrar suas mensagens de e-mail específicas em contas de e-mails específicas, confira abaixo.

  1. Acesse seu Painel de controle e localize a opção “Filtros de e-mail“.
  2. Localize a conta de e-mail em que o filtro será criado e clique em “Gerenciar filtros“.
  3. Clique em “Gerenciar novo Filtro“, ou , escolha um atual caso deseje alterá-lo.
  4. Configure da seguinte forma e por final clique em “Criar“.

Em “Nome do filtro”: Defina um nome, cada nome deve ser único e exclusivo para cada filtro, mesmo se forem em contas de e-mail diferentes. Em “Regras”, No primeiro campo pode ser definido o local onde um determinado caractere será encontra-do, e no seguinte campo ao lado, defina uma das informações contidas relevantes para este caractere. Ao canto lateral direito da tela, adicione ou remova mais de uma regra. Utilize os operadores lógicos “e” e “ou” para controlar, onde se “e” as duas regras serão executadas e se “ou”, as duas ou apenas uma será executada.

Em “Ações”, defina de fato o que acontecerá com aquela mensagem de e-mail, também é possível adicionar e remover duas ou mais ações.

Pronto, seguindo este tutorial com atenção e cautela, suas contas de e-mail e hospedagem estarão protegidas.

Havendo qualquer dúvida, contate-nos através de um chamado em nosso suporte. Acesse: https://www.hostmach.com.br/suporte

 

Sobre o autor