Introdução e conceitos sobre SSL:

Certificado de Segurança Let’s Encrypt: Ao fazer negócios com seus clientes on-line, talvez você precise solicitar informações pessoais ou financeiras, por exemplo como quando eles se inscrevem em um boletim informativo ou fazem um pedido. Para ajudar a proteger as informações dos clientes, existe uma tecnologia chamada “SSL” (Secure Sockets Layer). Essa tecnologia criptografa os dados transmitidos entre um navegador e um servidor da Web. Os endereços da Web protegidos com SSL começam com https: em vez de http:. Por isso, algumas pessoas se referem à tecnologia SSL como “HTTPS”. Para a coleta de determinadas informações pessoais e financeiras, o Google AdWords exige o uso de conexões SSL na sua página da Web.

Benefícios em utilizar o Certificado de segurança Let’s Encrypt

Uma conexão SSL oferece mais privacidade e segurança do que uma conexão da Web sem criptografia. Com isso, há redução do risco de que as informações sejam interceptadas e usadas de forma indevida por terceiros. Muitos visitantes sentem-se mais confortáveis compartilhando informações quando sabem que estão usando uma conexão segura com um certificado SSL.

Não apenas o Google, como também outros de serviços de busca já estão utilizando esse critério como fator de posicionamento nos resultados. Ou seja: Sites que não oferecem certificados de segurança SSL tendem a perder posições. Por outro lado, quem segue as recomendações e utiliza a tecnologia SSL em seu site, ganhará posições.

Como identificar a presença do SSL em páginas da Web

Na maioria dos navegadores da Web, um ícone de cadeado é exibido quando uma conexão SSL é estabelecida.

A forma mais direta de identificar a presença do SSL é inserir o endereço da Web no seu navegador com https:// no início (por exemplo, https://hostmach.com.br). Se um ícone de cadeado aparecer no seu navegador, clique nele e veja informações adicionais para confirmar se a conexão é segura. A ausência do ícone de cadeado indica que a página não está protegida com um certificado de segurança SSL.

Muitos websites utilizam a tecnologia SSL somente em algumas páginas nas quais são transmitidas informações confidenciais. Embora o comportamento não seja errado, recomendamos o uso da mesma em todas as páginas de seu website.

 Como configurar o SSL no seu website

Instalar e configurar o certificado SSL Let’s Encrypt nunca foi tão fácil, confira o passo a passo abaixo.

1- Acesse seu Painel de Controle (Cpanel), e Localize a aba “Segurança” e então clique em “Let’s Encrypt SSL”.

Certificado de Segurança SSL Let’s Encrypt - Instalação e configuração
Certificado de Segurança SSL Let’s Encrypt – Instalação e configuração

2- Aparecerá uma aba com uma lista de domínios que já possuem algum certificado SSL Let’S Encrypt. Caso deseje remover ou alterar algum, poderá fazê-lo nesta aba.

Logo abaixo terá uma outra aba com seus domínios que ainda não possuem o certificado. Para adicioná-los basta clicar em “+Issues” na frente do domínio escolhido.

Certificado de segurança Let's Encrypt - Instalação e configuração.
Certificado de segurança Let’s Encrypt – Instalação e configuração.

3- Aparecerá as opções de escolha para incluir o certificado em seu domínio e contas de e-mail. Bastar marcar as caixas desejadas abaixo de include para o web-site e para seus e-mails.

Após selecionado, clique novamente em “Issue“.

Certificado de Segurança SSL Let’s Encrypt - Instalação e configuração
Certificado de Segurança SSL Let’s Encrypt – Instalação e configuração

4- Pronto, seu certificado Let’s Encrypt SSL já se encontra instalado em seu domínio e contas de e-mail. Não se esqueça de marcar a opção “Include” em mail@dominio.com.br.

Certificado de Segurança SSL Let’s Encrypt - Instalação e configuração
Certificado de Segurança SSL Let’s Encrypt – Instalação e configuração

ATENÇÃO: Para que seu certificado seja instalado e configurado, o seu domínio tem que estar com os DNS apontados para os nossos servidores. Se isso não acontecer, o Let’s Encrypt não conseguirá validar o seu domínio e o certificado de segurança não será instalado.

Influência do certificado Let’s Encrypt em seus scripts

Ao instalar o certificado de segurança Let’s Encrypt será necessário rever seus scripts, pois pode ocorrer o mal-comportamento de alguns deles, como por exemplo, o WordPress. Também é necessário se certificar de que seus scripts de redirecionamento sejam editados onde necessário, colocando https ao invés de http em suas URLS, caso há algum script contendo uma URL que não foi re-formatada para o uso do certificado, é possível que este script não faça seu direcionamento correto.

Ajustes finais – Faça um teste e confira se o seu certificado de segurança Let’s Encrypt foi instalado corretamente.

Para efetuar um teste depois de todos os passos acima efetuados basta acessar o seu domínio colocando o https:// na frente do domínio ao invés do http://. Seo site for executado com o https://, significa que o certificado foi instalado corretamente

Se ao realizar os testes, você se deparar com o cadeado da cor vermelha contendo a informação de que a conexão não é segura, pode significar que algum conteúdo do seu site, como a URL de uma imagem ou até mesmo algum arquivo de texto, pode estar com o endereçamento sem o certificado(como por exemplo “http://www.imgurl.54897.com.br” ao invés de “https://www.imgurl.54897.com.br” e então será necessário rever a URL do conteúdo para regularizar e adaptar o uso do seu Certificado.

Você pode criar um redirecionamento automático de http para https. Dessa forma seus visitantes visualizarão sempre seu site com o certificado de segurança Let’s Encrypt. Para criar o redirecionamento confira nosso FAQ clicando aqui.

Agora seu certificado SSL Let’s Encrypt está instalado e configurado para todas as páginas de sua hospedagem.  Ele funcionará corretamente em todas as páginas desde que você se certifique das ocasiões citadas neste artigo.

Certificado SSL no Weebly

Após ter instalado seu certificado SSL Let’s Encrypt nos domínios desejados, você também pode utilizá-lo em conjunto com nosso construtor de sites Weebly, basta ativá-lo. Por favor conheça mais clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Contate-nos através de um chamado em nosso suporte. Acesse: https://www.hostmach.com.br/suporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*