Você gostaria de ter um site acessado rapidamente em qualquer rede?

Você está sob ataque neste momento ou desconfia que o seu website está sendo atacado e gostaria de se defender?

Você gostaria que seu site tivesse latência baixa em qualquer parte do mundo, como se estivesse sempre em um servidor no mesmo país de acesso?

Você gostaria da melhor segurança disponível para seus dados e 100% de disponibilidade para seu site?

Então o CloudFlare é o que você precisa!

O CloudFlare é um serviço de CDN que melhora consideravelmente a performance de sites e ainda os protege contra ataques. Outra importante função é a manutenção de seu site online, usando o cache dos servidores da Cloudflare, mesmo que haja algum problema com o servidor de sua hospedagem.

– Como começar a usar o Cloudflare?

Usar o Cloudflare é simples e não requer grandes conhecimentos. Primeiro, você deve verificar se no painel de controle de sua hospedagem existe um ícone do Cloudflare (uma nuvem laranja). Caso tenha, clique nela e na página seguinte será pedido que crie uma conta no Cloudflare.

Clique em “Sign in here” mesmo que não tenha uma conta ainda, não clique no botão verde “Create your free account” pois este botão abrirá um POPUP e fará o cadastro fora do painel de controle, prossiga no link “Sign in here”.

Agora clique aqui em “Sign up”:

Preencha seu e-mail, defina uma senha forte e marque a opção de que concorda com os termos e condições do Cloudflare após ler estes termos:

Para ativar o Cloudflare agora utilizando a opção de CNAME (a mais rápida) clique aqui em “Provision Domain with CNAME Setup”:

Em nosso exemplo abaixo estamos provisionando para o domínio hostnext.com.br, observe como o plugin liga automaticamente a proteção para a entrada principal do domínio bem como para a entrada “www.”:

– Opções para gerenciar o Domínio e as Estatísticas

Você pode clicar no botão “Domains”e gerenciar o status de proteção de cada um deles.

Existe também no topo da página uma opção chamada “Analytics” onde poderá ver as estatísticas de acesso ao site (visitas, tráfego gasto/poupado, ameaças, ataques, etc).

Ainda no mesmo local, um pouco mais para a direita, você verá o botão “Settings”, onde pode configurar diversas opções dentre elas,  alterar o nível de segurança, ativar/desativar a firewall, incluir captcha para validar acessos e fazer alterações sobre a forma como o Cloudflare vai funcionar em termos gerais. Recomendamos que dedique aqui algum tempo para verificar o funcionamento de cada opção, visando que a performance do seu site atinja o melhor nível possível.

Sobre o autor