O filtro inteligente SpamExperts contém diversas ferramentas que permitem ou bloqueiam mensagens consideradas pela mesma como Spam, também podem ser definidas regras para o filtro de spam, de modo a evitar mensagens indesejadas ou evitar bloqueios em mensagens desejadas.

Antes de prosseguirmos com o FAQ, será necessário acessar o painel de controle do SpamExperts, você pode conferir um passo a passo sobre isto e algumas outras funcionalidades clicando aqui.

Após estar logado, verifique que ao menu lateral esquerdo terá diversas opções de ferramentas, irei mostrar neste FAQ as mais interessantes.

  • Quarentena de spam.
    • Esta ferramenta permite ver a lista de mensagens de e-mails consideradas como Spam e bloqueadas pelo filtro de spam, podem conter mensagens que você considera seguras e necessárias, e também as que não deseja.
  1. No menu lateral esquerdo clique em “Spam quarantine“.
  2. Na lista de mensagens em quarentena, você pode selecionar uma ou mais que uma mensagem que deseja e então restaurá-la para sua caixa de mensagens, informando ao filtro que a mesma não é spam.
  • Definições do filtro
    • Esta ferramenta permite definir quais registros da mensagem de e-mail devem ser relevantes para considerar uma mensagem como spam ou não, bem como permite definir os chamados “scores“, uma pontuação que as mensagens deverão atingir para ser considerada como spam ou não. Neste caso o score é definído entre 0,0 e 1,0, onde a mensagem que atingir a pontuação de 0,0 é indubitavelmente segura e a que atingir 1,0 é indubitavelmente insegura.
  1. Pelo menu lateral esquerdo acesse a opção “Definições do filtro“.
  2. Em “Limiar da quarentena“, você pode definir as pontuações das mensagens de e-mail para ser considerada ou não como mensagem de spam, basta clicar e arrastar sobre o indicador para aumentar ou diminuir a pontuação.
    Em “Verificação do rementete“, você pode escolher qual dos 3 registros de domínio devem ser considerados para aplicar a legibilidade e integridade da mensagem, recomendamos não desmarcar nenhuma destas opções.
    Em “Notação como benéfico para treinamento“, adicione um marcador para assuntos de mensagens que considera seguro, será considerado o assunto da mensagem para definir se a mesma é segura ou não.
  • Regras de filtragem da WhiteList/BlackList
  1. Clique sobre o menu lateral esquerdo “Regras de filtragem da lista branca” ou “Regras de filtragem da lista negra“.
  2. Aqui serão definidas regras para as mensagens de e-mail, sendo regras para o próprio domínio, regras padrões ou regras globais, por exemplo, você especificar ao filtro que a mensagem que deverá ser considerada na White list irá conter ou não algum conjunto de caracteres específicos, você poderá definí-los como uma conta de e-mail em específico, um domínio, assunto ou até mesmo características no corpo da mensagem.
  • Treinar como spam ou não spam.
  1. No menu lateral esquerdo clique sobre “Treinar como spam” ou “Treinar como não spam“.
  2. Ambas ferramentas permitem que você faça upload de arquivos de mensagens .eml ou .msg, ao qual você efetuou download dos mesmos através de seu servidor ou gerenciador de e-mail em seu local de trabalho e que considera como spam, ou considera como não sendo spam. E então desta maneira você pode adequar o filtro a reconhecer o futuro recebimento destas mensagens como sendo ou não spam.
  • WhiteList do remetente e Whitelist do destinatário.
  1. Clique no menu lateral esquerdo sobre “WhiteList do remetente” ou “Whitelist do destinatário“.
  2. Você pode definir como seguro o domínio de remetentes, aqueles que enviam e-mails, ou domínio de destinatários, aqueles para qual você envia e-mails, atribuindo-os na Whitelist.

De fato o SpamExperts é uma ferramenta inteligente e automática no bloqueio de mensagens de spam, no entanto você pode adequá-la conforme sua preferência, utilizando diversas de suas opções como algumas mostradas neste FAQ.

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