Existem situações em que precisamos desenvolver um website ou aplicação em um servidor externo (remoto) e precisamos apontar um subdomínio de nossa hospedagem para esse servidor remoto.

Exemplo: eu possuo a hospedagem para o domínio teste.com.br e estou desenvolvendo uma loja virtual com uma empresa que está criando a mesma com o seguinte endereço: loja.teste.com.br

Nesse tipo de situação um simples redirecionamento de URL não funciona pois o outro servidor já possui o subdomínio criado em seu webserver e um direcionamento com o endereço IP cai em uma página padrão do web server daquele servidor.

Para apontar um subdomínio para um servidor externo de modo que esse servidor externo também responda com a mesma URL (com o subdomínio em questão, no caso do nosso exemplo loja.teste.com.br) siga o passo a passo abaixo.

  1. Acesse o painel de controle cPanel de sua hospedagem;
  2. Localize a opção “Zone Editor”;
  3. Clique na opção “Gerenciar” na lista ao lado do domínio que deseja criar um subdomínio para apontar para outro servidor;
  4. Clique na opção “Adicionar Registro”;
  5. Preencha o registro da seguinte forma: em “nome” preencha o subdominio a ser criado de forma completa terminando com “.” (ponto) no final, em “tipo” selecione a opção “A” e em registro coloque o endereço IP do servidor remoto que hospeda o mesmo subdomínio.

Sobre o autor