Você pode migrar manualmente seu site WordPress para um domínio ou diretório diferente de seu local atual, para isto siga atentamente o seguinte passo a passo.

Antes da migração

É necessário alterar as configurações de links permantentes do WordPress para a opção “Padrão“, para isso acesse seu administrador do WordPress e clique no menu inferior esquerdo em “configurações“, e então em “Links permanentes“, após isso basta selecionar a opção “Padrão” e então clicar em “Salvar alterações“, como na imagem abaixo.

Fazendo o backup de seu antigo site antes da migração

Agora nós vamos salvar os arquivos e diretórios de seu WordPress utilizando o gerenciador de arquivos. Primeiro precisamos fazer uma cópia local do diretório “wp-content” de seu WordPress, este diterório contem todos os temas, arquivos e plugins de seu WordPress.

Quando você fizer o upload do seu site novo, você pode escolher por não enviar os arquivos de temas e plugins, mas sim, reinstalá-los no site novo, usando as telas de administração, ou você pode carregar(upload) apenas a cópia que você fez do seu site antigo — ambos funcionam.

  1. Acesse seu painel de controle e então abra a ferramente “Gerenciador de arquivos“.
  2. Localize em sua public_html o diretório de seu antigo site WordPress e então a pasta “Wp-content“, selecione-o e clique em “Copiar“. Recomendo copiá-lo para dentro de sua “Public_html” para fácil acesso.

Copiando sua base de dados do WordPress

Para isso utilizaremos a ferramenta phpMyAdmin.

  1. Acesse seu Painel de controle e localize a ferramenta “phpMyAdmin“, localize então a base de dados do site que deseja migrar, selecione-o e clique em “Exportar” no menu superior, após isso selecione um local em sua máquina para salvá-lo e clique em “Salvar“.

Você poderá consultar em qual base de dados esta instalado seu site WordPress pelo arquivo “wp-config.php” de sua hospedagem.

Editando a base de dados

Antes de migrarmos a base de dados, é necessário fazer algumas alterações no arquivo SQL para o novo site. Recomendamos fazer uma cópia do arquivo .sql original para então editá-lo.

Abra o arquivo SQL no seu editor de texto preferencial e substitua todas as ocorrências do nome de domínio antigo do seu site para o nome de domínio novo.

Exemplo

  • Se você estiver migrando um site de um local remoto para outro, substitua “http://wordpressantigo.com.br” para “http://novowordpress.com.br“.

Para facilitar este processo, é possível utilizar a função “Substituir” de seu editor de textos, sendo que podem haver milhares de instâncias no script SQL de seu site.

Um modo alternativo de se fazer isso é utilizando o script Pesquisar e Substituir da InterConnectIT, que automatiza este processo.

Criação do novo site WordPress

É necessário criar então o novo local de seu novo site em WordPress na hospedagem, caso tenha dúvidas neste processo, por favor confira o nosso artigo seguinte: https://faq.hostmach.com.br/intalacao-do-wordpress-via-softaculous/

Adicionando os arquivos

Antes de importar sua base de dados, é uma boa ideia instalar seus novos plugins e arquivos em seu novo site, se alguma tabela que for criada por estes não estiver no banco de dados, não irá funcionar sem eles instalados.

Você pode tanto reinstalar quaisquer temas e plugins no seu site novo, como fazer o upload da sua cópia local, usando seu cliente FTP. Copie-os para a pasta wp_content, com a mesma estrutura do seu site antigo. Talvez você precise remover qualquer diretório novo que WordPress tenha criado na pasta uploads para que eles não conflitem com os que você está importando

Importando o Banco de Dados

Antes que você possa importar o banco de dados do seu site antigo, você precisa eliminar(drop) as tabelas novas que o WordPress criou por você em seu novo site.

O AUTOR DEVERIA MENCIONAR QUE ESTA TAREFA É ARRISCADA E É IRREVERSÍVEL, tenha sempre um backup antes de eliminar/dropar qualquer tabela do seu banco de dados

No phpMyAdmin, encontre o banco de dados do seu site novo e clique na aba superior “Estrutura”.

Selecione todas clicando na caixa de seleção “Marcar todas”, e então escolha a opção “Eliminar”. Após isso basta clicar em “Sim” na próxima janela.

Importando as tabelas de seu WordPress

Agora podemos subir a base de dados e as tabelas que salvamos localmente de seu antigo site, para isso utilize a opção de “Importar” do phpMyAdmin, clique em “Escolher arquivo” e então selecione em sua maquina o arquivo SQL que você editou, clique então em “Executar” e aguarde.

Últimos passos

Limpe o cache do seu navegador. Isso evita qualquer problema causados pelo conteúdo de cache do navegador no site antigo.

Faça login no admin do WordPress para o site novo. Seus detalhes de login serão o mesmo do seu site antigo — se você especificou detalhes de login diferentes ao instalar remotamente, estas serão substituídas pelo banco de dados importado.

Visite a tela de Links Permanentes e volte a ativar os links permanentes de sua escolha.

Agora verifique se seus plugins e widgets estão funcionando corretamente e faça qualquer ajuste que achar necessário.

Havendo qualquer dúvida, contate-nos através de um chamado em nosso suporte. Acesse: https://www.hostmach.com.br/suporte