Seu website está apresentando caracteres esquisitos com acentos estranhos?

Isso ocorre pois o charset do PHP difere do charset do seu navegador ou dos dados obtidos de sua base de dados.

Em virtude do final de vida de alguns componentes do PHP e das atualizações do mesmo para garantir a segurança, algumas configurações podem precisar de ajustes. Em alguns casos pode ser necessário definir o character set (charset) dos seus sites. Isso ocorre principalmente quando anteriormente não havia definição deste parâmetro. Ė uma boa prática usar o charset UTF-8, que garante a visualização correta dos seus sites no mundo inteiro e em todos os dispositivos e navegadores. O padrão antigamente usado no Brasil, ISO8859-1, ainda funciona, mas é menos confiável. Para efetuar o ajuste, siga as instruções abaixo:

Editando ou criando o arquivo .htaccess

Primeiramente vamos editar o arquivo .htaccess, esse arquivo fica dentro do diretório public_html e fazemos isso para ter certeza de que a alteração que faremos a seguir seja reproduzida para toda sua hospedagem e não somente para os arquivos no primeiro nível do diretório public_html.

  1. Verifique se no diretório public_html de sua hospedagem existe um arquivo .htaccess, caso o mesmo exista, a partir do Gerenciador de Arquivos do seu painel de controle cPanel clique sobre o mesmo e escolha “editar”. Lembrando que você também pode baixar o arquivo por FTP e subi-lo novamente ao servidor após edita-lo. Caso o arquivo não exista você pode cria-lo, o nome desse arquivo deve começar com um “.” (ponto).
  2. Faça a edição adicionando a linha abaixo:
suPHP_ConfigPath /home/usuario/public_html/

Observe a palavra “usuario” na linha acima, substitua “usuario” pelo nome de usuário da conta de hospedagem, ou seja, o mesmo usuário para acessar o seu painel de controle, **não use um e-mail e sim o seu usuário de acesso**.

Editando ou criando o arquivo php.ini

Após criarmos/editarmos o arquivo .htaccess vamos criar ou editar um arquivo php.ini que deve ficar dentro do diretório public_html.

Caso um arquivo php.ini já exista basta editar o mesmo, caso o arquivo não exista você pode cria-lo (novamente você pode fazer isso pelo gerenciador de arquivos do painel de controle ou diretamente em sua máquina para então subi-lo por FTP).

Inclua a seguinte linha para usar o charset UTF-8:

default_charset = "UTF-8"

Agora verifique o seu website.

Caso o seu website ainda apresente erros de caracteres você pode tentar alterar a linha que adicionamos no seu arquivo php.ini para o seguinte:

default_charset = "iso-8859-1"

Se mesmo assim ainda enfrentar problemas:

  1. Tenha certeza de que seguiu o primeiro passo deste tutorial corretamente, ou seja, tenha certeza que editou o arquivo .htaccess incluindo a linha que indicamos na primeira parte deste tutorial e que substituiu a palavra “usuario” pelo nome de usuário principal de sua hospedagem (o mesmo que usa para se autenticar no painel de controle);
  2. Caso as palavras com acentuação estranha estejam sendo obtidas a partir de um banco de dados, tenha certeza que o collation de sua base de dados está correto, você pode alterar o collation de sua base de dados a partir do PHPMyAdmin na opção de “operações”.
  3. Abra um chamado em nossa central de suporte: https://hostmach.com.br/suporte