Durante alguma tentativa de envio  de e-mail, você já observou o erro abaixo?

Mensagem de erro de exemplo:

Domain seudominio.com.br has exceeded the max defers and failures per hour (15/15 (25%)) allowed. Message discarded.

Mas afinal, você sabe o que o erro ” max defers and failures per hour” significa?

O erro acima quer dizer que seu domínio excedeu o máximo de adiamentos e falhas por hora permitido e sua mensagem foi descartada.

Por que isso ocorre?

O erro ocorre, pois, o painel de controle cPanel, possui um mecanismo de segurança que verifica a porcentagem de mensagens com falha depois que mensagens retornarem com falhas de envio.

Após tentar enviar essas mensagens com falhas, o servidor verifica para novos envios se os envios falhos correspondem a 35% ou mais do total de mensagens enviadas na última hora, então o servidor passa a realizar o bloqueio.

Por que o bloqueio ocorre?

O bloqueio ocorre para que sua conta não perca reputação e caia em alguma lista de negação de e-mail, o que poderia gerar um transtorno ainda maior durante dias para seu negócio.

Como faço para resolver esse  bloqueio?

Você deve aguardar e voltar a enviar mensagens de e-mail dentro de 1 hora após a última tentativa de envio retornar com erro.

Como se prevenir?

É necessário manter a sua lista de destinatários atualizada, até mesmo porque o envio indiscriminado de mensagens pode ser caracterizado como SPAM e colocar o seu domínio em Blacklists (existem várias na internet), e você teria problemas para enviar/receber mensagens.

Se você não tem certeza do que pode estar causando isso, você pode descobrir usando a ferramenta “Acompanhar entrega” em seu painel de controle cPanel.

Com isso, você verá um campo onde poderá preencher o endereço de e-mail de um destinatário para poder verificar o relatório de envio de e-mails para aquele destinatário. Se você não preencher nada no destinatário e clicar em “Mostrar tudo”, então você visualizará todo o envio e tráfego de mensagens de e-mail enviado pelo seu domínio, dessa forma você poderá visualizar os grupos de mensagens que falharam envio e os respectivos motivos.

Se a partir de agora, você continuar a receber por várias vezes esta mensagem de erro mesmo após o período para desbloqueio que ocorre durante uma hora após sua tentativa com falha e não conseguir constatar nenhum envio para destinatários inválidos na opção indicada, então abra um chamado de suporte para nossa equipe técnica lhe ajudar.

Caso você identifique envio com remetentes de seu domínio que não foram realizados por você ou sua empresa, então você deve imediatamente alterar todas as suas senhas de acesso, tanto de seu painel de controle, quanto de suas contas de e-mails, e realizar uma verificação completa por malware, worms e vírus com software antimalware especializado.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com nossa equipe de suporte em https://portal.hostmach.com.br/