Em alguns casos o arquivo .htaccess bloqueia o diretório contendo os arquivos para validar a autenticidade do domínio, impossibilitando a emissão de certificados Let’s Encrypt, como por exemplo na imagem abaixo: 

Antes de prosseguirmos, pedimos que por precaução siga o passo a passo do seguinte FAQ afim de eliminar todos os certificados inválidos emitidos em outras tentativas de instalação. Para acessar este artigo em nosso FAQ clique aqui.

Para resolvermos este problema, será necessário renomear o arquivo “.htaccess” na pasta raiz do domínio para que as instruções do arquivo .htacess não sejam reconhecidas pelo servidor. Se for o domínio principal então renomeie-o no diretório “Public_html“, para domínios de complemento o arquivo poderá ser encontrado na pasta raiz do domínio.

  1. Acesse o painel de controle de sua hospedagem e clique em Gerenciador de arquivos.
  2. Localize o arquivo .htaccess na pasta raíz do domínio , caso ele não esteja visível, basta abilitar a opção para visualizar DOTFILES clicando no menu superior Configurações e marcando a opção, como mostrado na imagem abaixo.
  3. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo .htaccess e pressione sobre Renomear. Renomeie para um nome qualquer, por exemplo “Arquivo“.
  4. Salve o arquivo clicando em Rename File.
  5. Agora será necessário instalar o Certificado SSL Let’s Encrypt no domínio desejado, e então renomear o arquivo .htaccess novamente. Após a instalação do certificado SSL no domínio, faça o passo a passo novamente para localizar o arquivo .htaccess pelo gerenciador de arquivos e então renomeie-o para .htaccess.

Não sabe instalar certificados SSL Let’s encrypt gratuítos em seus domínios? Confira nosso FAQ. Acesse https://faq.hostmach.com.br/certificado-de-seguranca-lets-encrypt/

Deseja transferir seu site em WordPress para utilizar a criptografia SSL? Confira o nosso passo a passo no FAQ clicando aqui.

Havendo qualquer dúvida, contate-nos através de um chamado em nosso suporte. Acesse: https://www.hostmach.com.br/suporte

Sobre o autor