Os logs são arquivos texto que permitem a análise de problemas gerados por seu site e scripts, os mesmos contêm informações importantes que podem ajudar a encontrar e solucionar estes problemas. Os logs podem indicar desde algum erro de sintaxe em seu script a erros de permissão e redirecionamento a até algum componente faltante em seu servidor. Neste FAQ vamos apresentar os logs de erro de sua hospedagem e de alguns scripts, como por exemplo, o WordPress.

Em sua hospedagem existem três tipos de logs: 

1 – log de erros do Cpanel

2- log de erros gerado por seus scripts, como por exemplo o WordPress

3- log do servidor de hospedagem, restrito aos administradores de seu servidor.

Log de erros do Cpanel

Para acessar este log de erros, primeiro você precisa acessar o painel de controle Cpanel de sua hospedagem e encontrar a aba “Métricas“, basta então clicar sobre o ícone “Erros“, conforme imagem abaixo:

Na nova página será mostrado um campo com os erros recentes que puderam ser registrados pelo Cpanel no log de erros de sua hospedagem, o log de erros mostra apenas as últimas 300 mensagens mais recentes de sua hospedagem, em ordem inversa.

Log de erros de seus scripts

Alguns scripts como por exemplo o WordPress também geram um arquivo texto com os erros recentes encontrados pelo Cpanel, estes arquivo de erros pode ser encontrado em seu painel de controle, confira abaixo:

Localize em sua hospedagem Cpanel, após logar-se no painel de controle, a aba “Arquivos” e então clique sobre “Gerenciador de arquivos“.

Os scripts, quando estiverem utilizando configurações genéricas, irão gerar um arquivo dentro de sua pasta public_html, o mesmo terá uma nomenclatura igual ou semelhante à “error_log”, e então basta localizar este arquivo em sua hospedagem, clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse e clicar sobre a opção “Visualizar” para ler o mesmo, conforme exemplo abaixo:

Este arquivo também registra os logs de erros mais recentes de seus scripts e exibe os mesmos na ordem inversa, você pode conferir a data do erro, horário e descrição, veja um exemplo abaixo:

Log de erros do servidor de hospedagem

Os logs de erros do servidor somente podem ser acessados pelos administradores do servidor de hospedagem, após a verificação nos logs de erros disponíveis em seu painel de controle, se necessário, você pode solicitar em um chamado de suporte os logs recentes disponíveis em seu servidor para sua conta de hospedagem. Por favor solicite os logs em um chamado de suporte autenticado, estando logado em sua conta de cliente em https//portal.hostmach.com.br/suporte.

Infelizmente a Hosting Machine não fornece suporte a questões relacionadas a scripts e programação, pedimos encarecidamente que efetue a depuração de seus scripts e caso encontre algum componente faltante em seu servidor de hospedagem, abra um chamado autenticado evidenciando a dificuldade com os logs de erros relevantes.

Havendo qualquer dúvida, contate-nos através de um chamado em nosso suporte. Acesse: https://portal.hostmach.com.br/suporte