Usuários do WordPress que enfrentam problemas com lentidão nas consultas ao banco de dados MySQL e recebimento de notificações de uso abusivo de recursos do servidor, devem verificar quais queries estão executando, isso pode ser feito através de um chamado em nossa central de suporte ou através de uma simples consulta pelo PHPMyAdmin (localizado em seu painel de controle cPanel) ao rodar o seguinte comando SQL na aba “SQL”: show processlist;

Caso seja visualizada a seguinte query:
SELECT option_name, option_value FROM wp_options WHERE autoload = ‘yes’

Então, trata-se de uma query comum do WordPress. Sua função é verificar quais Plugins e opções estão ativas, e por padrão, ela não possui índice.  Sem o índice, o banco de dados consultará toda a tabela até encontrar os registros relevantes, tornando o processo mais demorado. Por isso, deve-se criar um índice para a query, isso diminuirá o trabalho do MySQl, especialmente em sites muito acessados.

Essa é apenas uma das possibilidades de como melhorar o desempenho de queries. Recomendamos que sejam realizadas consultas ao site oficial do sistema em uso, realizar buscas na internet e em fóruns. Abaixo alguns exemplos relacionados ao tema, localizados na internet:

http://wordpress.org/support/topic/very-slow-database-queries-causing-db-errors

http://forums.cpanel.net/f189/need-help-optimizing-my-conf-257841.html

Sobre o autor