O Webster define propagação como:

a) o ato ou ação de propagar: como um: aumento (a partir de um tipo de organismo) em números;
b) a propagação de algo (como uma convicção) no exterior ou em regiões novas;
c) amplificação ou extensão (a partir de uma divisão) em um corpo sólido”.

Para nossos propósitos, a definição b é a mais apropriada. Literalmente, propagação é o tempo durante qual sua zona DNS que é esparramada informação no estrangeiro a servidores antes dos que não souberam sobre isto.

Por que demora tanto?

Há várias razões. Existem milhões de servidores de DNS que precisam ser notificados da informação nova literalmente! Após registrar um novo domínio ou realizar a alteração dos servidores DNS, existe um prazo para que esse domínio seja publicado e divulgado em todos os servidores DNS existentes.

O processo de publicação é feito pelos órgãos responsáveis pelo registro de domínios (Fapesp, Enom, Registrar, etc.). Estes órgãos atualizam seus servidores publicando uma “lista” de novos registros de domínios e alterações para domínios já registrados. Esse processo é seguido da propagação, durante a qual as bases de dados dos servidores DNS dos provedores de acesso são atualizadas.

Após esse processo, os domínios passam a apontar para o endereço IP do servidor onde estão as informações do site. Por exemplo, você transferiu o seu site de outro provedor para nós, alterou os servidores DNS e a publicação ocorreu normalmente. A publicação significa que a partir daquele momento quem responderá pelo domínio será o novo servidor, é como se fosse um “Diário Oficial”, só que para toda a Internet.

Normalmente, a publicação não ultrapassa 72 horas, mas pode haver situações, em que este prazo é extrapolado. Isso depende exclusivamente da política do órgão que realiza os registros. Além disso, a propagação dessas informações para os servidores DNS dos provedores de acesso pode levar algum tempo.

O que pode acontecer

Você tenta acessar o seu domínio e ainda aparece o site que estava no antigo provedor, mas o domínio no registro está com status publicado. Isso ocorre justamente por causa do tempo necessário para a propagação (atualização) dos servidores DNS do seu provedor de acesso.

Isso também se aplica a e-mails e bancos de dados, que podem acabar sendo consultados no antigo provedor.

Publicações de domínios nacionais(.br)

O Registro.br realiza publicações a cada 30 minutos. As propagações levam de 24 a 48 horas.

O tempo de propagação é o período de tempo que levam os servidores de DNS de todo o mundo para atualizarem-se com a nova informação. Geralmente leva entre 1-2 dias para as mudanças serem “visíveis” localmente, e entre 2-7 dias no resto do mundo, pois todos os provedores de Internet devem atualizar seus arquivos de DNS para refletir novas localizações de endereços de sites. Este processo é automático e o tempo varia de servidor para servidor.

Havendo qualquer dúvida, contate-nos através de um chamado em nosso suporte. Acesse: https://www.hostmach.com.br/suporte