Para configurar o recebimento de mensagens

  1. Faça login no Gmail;
  2. No canto superior direito, clique em “Configurações” (ícone de uma engrenagem);
  3. Clique em Contas e Importar ou “Accounts and Import“;
  4. Em “Verificar e-mail de outras contas” ou “Check mail from other accounts” clique em “Adicionar uma conta de e-mail” ou “Add a mail account“;
  5. Em seguida preencha seu endereço de e-mail;                                       
  6. Na próxima tela selecione “Import emails from my other account (POP3)“, e clique em “Next“;
  7. Na próxima tela preencha:Username: seu endereço de e-mail completo
    Password: a senha do seu endereço de e-mail
    POP Server: preencha com hostname de seu servidor, por exemplo server.hmnoc.net

    Selecione a porta “995″ Para “POP Server” e marque as as caixas das seguintes opções:
    Leave a copy of retrieved message on the server.
    Always use a secure connection (SSL) when retrieving mail.”         

  8. Após definir todas as configurações, basta clicar em “Add Acount“.

Para configurar o servidor de envio SMTP

  1. Faça login no Gmail;
  2. No canto superior direito, clique em “Configurações” (ícone de uma engrenagem);
  3. Clique em Contas e Importar ou “Accounts and Import“;
  4. Em “Enviar e-mail como” ou “Send e-mail as“, clique sobre “Adicionar outro endereço de e-mail” ou “Add another email address“;
  5. Preencha os campos com seu nome e endereço de e-mail, e então clique em “Next Step“; 
  6. Preencha da seguinte maneira;

    Em “SMTP Server“, digita o hostname de seu servidor, por exemplo server.hmnoc.net, e selecione a porta “465” na caixa “Port“;
    Em “Username” utilize seu endereço de e-mail;
    Em “Password” utilize a senha de sua conta de e-mail;

    Marque a caixa “Secured connection using TLS (recommended)”.
    Clique sobre “Add Acount”