Existem algumas maneiras de realizar a migração dos e-mails do Google Workspace para outro provedor. A escolha deve variar de acordo com o tamanho da conta de e-mails e das configurações que você utiliza. Neste tutorial vamos falar sobre como importar arquivos no Webmail.

Como migrar e-mails do Google Workspace ou qualquer serviço de IMAP?

Opção 1: Via a função de importação de arquivos do webmail Roundcube:

Atenção: O tamanho do arquivo não consegue ultrapassar o tamanho máximo da memória para PHP. Neste caso você precisará ajustar as configurações via seu painel de controle e verificar a viabilidade.

1 – O Roundcube é uma aplicação web de e-mail que oferece a função de importação de arquivos. Você pode exportar seus e-mails da sua conta antiga em um formato compatível com o Roundcube (MBOX ou MIME) e, em seguida, importá-los para sua conta do Workspace usando a função de importação de arquivos do Roundcube.

2 – Para isso, acesse seu webmail via o link nomedoseudominio.com.br/webmail

3 – Na interface do Roundcube da conta para a qual deseja importar, clique na opção de engrenagem no canto inferior direito.

4 – No menu de pastas, dentro de sua caixa de e-mails, selecione “Importar Mensagens”.

5 – Agora você verá um pop-up para selecionar o arquivo para fazer upload.

6 – Selecione o arquivo clicando em ‘Procurar’ para usar o seletor de arquivos.

7 – Você pode fazer upload de e-mails usando arquivos nos formatos MIME ou Mbox. Vários arquivos podem ser compactados em arquivos .zip

8 – Com um arquivo selecionado, clique no botão “OK” e o Roundcube começará o upload e a importação.

Opção 2: Via IMAP em um dispositivo local

Opção 3: Via um serviço de migração via IMAP, como o Imapsync:

  • O Imapsync é uma ferramenta de linha de comando que permite migrar e-mails entre servidores IMAP. Você pode usar o Imapsync para transferir seus e-mails diretamente da sua conta antiga para sua conta do Workspace, preservando as pastas e a estrutura de mensagens. Esta opção pode ser mais técnica e exigir algum conhecimento técnico para configurar e executar a migração.