De acordo com o Wikipedia, port scanners (scanners de portas) são ferramentas com o objetivo de mapear as portas TCP e UDP. Neste teste, este software identifica o status das portas, se estão fechadas, escutando ou abertas. Esse tipo de verificação embora pareça inofensiva é considerada uma etapa inicial em muitos tipos de ataques. Por conta disso, softwares de firewall como os que utilizamos em nossos servidores detectam quando algum dispositivo na internet faz requisições a mais de uma porta do servidor em um curto intervalo de tempo.

Existem falsos positivos para esse tipo de detecção e geralmente esses falsos positivos ocorrem quando algum software cliente de FTP (como o FIlezilla por exemplo) está configurado para usar conexão no modo passivo e não possui um limite de conexões definido.

Para evitar que seu endereço IP seja bloqueado por conta desse tipo de falso positivo você deve habilitar o modo passivo de conexão, limitando o número de conexões simultâneas (limit number of simultaneous connections) de 1 a 3.

Confira abaixo como isto deve ser configurado em um software cliente de FTP, como por exemplo no Filezilla. 

  1. Quando for efetuar uma conexão ftp, sempre precisamos especificar a porta que receberá a conexão, nos casos dos servidores de hospedagem da Hosting Machine utilizamos a porta 21, conforme imagem abaixo.
  2. Agora precisamos limitar o número de conexões simultâneas, para isso clique no menu “Arquivo“, clique em “Gerenciador de sites“, selecione o site que deseja realizar a configuração e então clique em “Configurações de transferência“.                                                           
  3. Feito isto, basta definir o modo de transferência para “Passivo“, e em “Número máximo de conexões“, é recomendado escolher um número de 1 a 3. Basta então clicar em “Ok“.

Quer saber mais sobre a Firewall e seus bloqueios recorrentes,  bem como sua finalidade? por favor confira nosso faq clicando aqui.

Não sabe como se conectar ao servidor via FTP? Por favor confira nosso faq https://faq.hostmach.com.br/como-configurar-cliente-ftp/.

Havendo qualquer dúvida, contate-nos através de um chamado em nosso suporte. Acesse: https://www.hostmach.com.br/suporte